Take a fresh look at your lifestyle.

Saúde Bucal: cuidados indispensáveis

0

Todos sabem a importância de ter uma boa saúde oral. Apesar disso, não é a maioria das pessoas que se empenham em realizar os cuidados básicos que a garantem. 

Em qualquer fase da vida, é essencial que se faça um acompanhamento odontológico, pois apenas dessa forma é possível garantir que tudo está em ordem. Realizar limpezas completas periódicas no consultório, possuir plano ortodôntico, passar o fio dental diariamente: esses são cuidados indispensáveis quando se busca melhorar a sua saúde bucal.

Como ter um sorriso saudável

Atualmente, a grande preocupação da maioria das pessoas com o seu sorriso é por questões estéticas. Entretanto, isso não precisa ser algo negativo, uma vez que influencia diretamente na saúde oral.

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Ainda assim, caso você realmente não se interesse pela estética de um sorriso bonito, é muito importante manter uma boa higienização bucal por questões de saúde. Os cuidados básicos são os que previne que a boca tenha outros problemas mais graves, como cáries, inflamações na gengiva, sangramento, podendo inclusive, a única solução ser o procedimento cirúrgico.

Alguns cuidados são essenciais para manter a boca saudável. É o que sempre ouvimos o dentista falar por anos, mas muitas pessoas acabam negligenciando esses cuidados que são essenciais.

São muitos os procedimentos que os consultórios odontológicos oferecem. Alguns deles são pura estética, como é o caso do clareamento dentário e das lentes de contato dental. O que não tira a sua importância, pois um sorriso bonito está diretamente ligado ao bem-estar pessoal.

Entretanto, outros tratamentos, como é o caso do aparelho ortodôntico são importantes, tanto para a estética quanto para a saúde. Deixar os dentes tortos podem trazer diversos problemas para a pessoa, uma vez que influencia em toda a dentição, fazendo com que o indivíduo desenvolva a mordida torta ou cruzada, podendo causar dores.

Por esse motivo é importante realizar as consultas periódicas com o dentista, mesmo que aparentemente você não tenha nenhum problema. Muitas vezes, apenas o profissional especializado pode identificar problemas como a mordida cruzada, por exemplo, que pode causar estresse nos músculos responsáveis pela mastigação, causando até dor de cabeça.

Escolha bons produtos de higiene

Todos sabem que é necessário realizar a escovação no mínimo três vezes por dia e utilizar o fio dental diariamente. Entretanto, os produtos que você escolhe para realizar essas atividades podem não trazer os resultados que você espera.

As escovas de dente devem ter as cerdas macias para que a retirada da placa bacteriana seja feita de maneira mais eficiente. Quanto ao formato e ao tamanho, o ideal é escolher algo que seja confortável. Entretanto, garanta com o seu dentista que essa é a melhor escolha para a sua boca. Além disso, o creme dental deve ser com flúor em, pelo menos, duas escovações do dia. 

Alguns profissionais ainda mostram como é importante atentar-se aos cuidados da escova, quando não a estamos utilizando. Além de nunca dividir com outra pessoa, é importante que ela seja guardada em algum lugar fechado, para que ela não seja contaminada pelos coliformes fecais presentes no banheiro.

A troca da escova deve ser feita a cada três meses ou quando as cerdas estiverem gastas. É também indicado realizar a troca quando tiver algum problema de saúde, como gripes, resfriados, dores de garganta, pois os germes podem acabar ficando na escova e causar uma reinfecção.

Atente-se à respiração pela boca

Apesar de muitas pessoas considerarem algo normal, respirar pela boca pode trazer muitos pontos negativos para todo o organismo e, principalmente, para a saúde bucal. Isso é mais comum em crianças e, por isso, caso o seu filho apresente essa condição, é interessante levá-lo ao médico para procurar o tratamento adequado.

Esse hábito contribui diretamente para:

  • Desenvolvimento anormal da arcada dentária, o que pode prejudicar o sorriso gengival — exposição exagerada da gengiva;
  • Estimula o crescimento de dentes tortos;
  • Desenvolver a halitose;
  • Ficar com a boca seca, o que influencia na criação de cáries.

Tenha um plano ortodôntico

O aparelho ortodôntico pode ser colocado por diversas situações. Desde diastemas a mordidas tortas e tracionamento dos dentes. Quando você tem o costume de visitar o dentista regularmente, através do plano ortodôntico, ele consegue avaliar desde cedo essas questões e iniciar o tratamento o quanto antes.

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Muitas das causas desses problemas vêm da infância: hábitos como a sucção do dedo, utilização da chupeta e da mamadeira por muitos anos enquanto criança, são apenas alguns deles.

Por esse motivo também é essencial que as crianças, a partir do nascimento dos primeiros dentes, já realizem consultas regulares com os dentistas, pois, quando qualquer problema desse tipo começar a aparecer, o profissional poderá tratar.

O tratamento ortodôntico, normalmente, dura alguns anos para que todos os cuidados sejam tomados, até que o seu sorriso esteja perfeito e, o melhor de tudo, sem provocar nenhuma dor. Por isso, é interessante ter um plano ortodôntico.

O plano ortodôntico permite que as consultas periódicas sejam feitas através dele, além de toda a manutenção e limpeza necessária para o tratamento chegar em sua perfeição ao final do procedimento.

Com essa constante aproximação do dentista, ele também pode pedir periodicamente exames para identificar possíveis problemas e, então, realizar a prevenção necessária para que isso não chegue a ser um incômodo.

Leave A Reply

Your email address will not be published.