Take a fresh look at your lifestyle.

Semente de Linhaça para Saúde

0

A linhaça é a semente de uma planta chamada linho, que pode ter um gosto meio amargo, porém é muito benéficas para a saúde. Há muito tempo atrás, havia leis que exigiam que os súditos do rei Carlos Magno ingerissem semente de linhaça, como parte importante da alimentação. Atualmente, pesquisas científicas comprovam o quão poderoso esse alimento é para a nossa saúde.

A linhaça possui propriedades incomparáveis, entre essas podemos citar:

  • Ômega 3: também conhecido como gorduras boas, encontrada apenas em alimentos, pois não são produzidas pelo corpo humano.
  • Lignanas: gordura vegetal parecida com o estrogênio que possui uma ação antioxidante eliminando os radicais livres e prevenindo o envelhecimento. A linhaça é o alimento que mais possui lignanas.
  • Fibras: elemento fundamental da alimentação que podem ser solúveis e insolúveis. As fibras solúveis formam uma pasta gelatinosa em contato com a água e reduz à diabetes e o colesterol.

Veja os Benefícios de Consumir Semente de Linhaça

 

dicavida-linhaça-min

Previne o Câncer

Estudos mostram que o semente de linhaça é um alimento preventivo contra o câncer de mama, ovário e cólon. Isso se deve a alta concentração do ômega 3, que tem se mostrado benéfico contra o crescimento das células cancerígenas. No caso do câncer de mama, a presença de lignanas serve como proteção e impedem a multiplicação do câncer.  Estudos recentes mostram que a linhaça pode ser eficaz contra o câncer de próstata, porém ainda há controvérsias sobre isso.

Equilibra os níveis de açúcar

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

O uso correto do semente de linhaça pode equilibrar os níveis de açúcar no sangue, sendo ideal salpicar um pouco em alimentos muito doces. A presença do ácido alfalinoleico (ALA) tem ajudado no tratamento da diabetes tipo 2.

Reduz o Colesterol

Por ter altas doses de ômega 3, ajuda a reduzir o colesterol ruim do organismo. Além disso, a fibra solúvel presente na linhaça evita que o colesterol seja absorvido pelo nosso corpo.

Previne doenças do coração

Pesquisas mostram que o consumo diário de semente de linhaça tem diminuído a chance de desenvolver doenças cardíacas. Isso se deve ao ômega 3 e aos aminoácidos desse alimento, que diminuem os batimentos cardíacos normalizando a pressão arterial. Além disso, previne ataques cardíacos, derrame e inflamação da artéria. Uma boa dica é uso do óleo de linhaça já que é concentrado em ômega 3.

Menopausa e TPM

A linhaça tem se mostrado eficaz em diminuir os sintomas causados pela menopausa. Estudiosos afirmam haver uma diminuição nas ondas de calor e na sua intensidade por consumir a linhaça todo dia. Ainda, muitos afirmam que a linhaça pode substituir a reposição hormonal por ter propriedades estrogênicas e ainda regularizar a menstruação mensal.

Melhora a digestão

Para quem tem problemas digestivos, a linhaça é altamente recomendada. Seu alto teor de fibras melhora a função intestinal, o ômega 3 protege o revestimento da parede intestinal e combate a desintoxicação. O óleo de linhaça também pode ter efeito laxante.

Ajuda na dieta

A linhaça está cada vez mais popular devido às baixas calorias que possuem e por conter fibras, garantem uma maior saciedade. Não se deve esquecer de beber bastante água para não ocorrer os efeitos colaterais.

Deixa Pele e cabelo saudável

A linhaça possui ômega 3 e vitaminas do complexo B que ajudam a manter a saúde da pele e o fortalecimento do cabelo. Também reduz as alergias da pele, acne, ressecamento tornando a pele mais macia e viçosa. Já para o cabelo diminui a queda e a quebra deixando-os mais forte devido à presença da vitamina E.

Reduz inflamação

A linhaça possui ação anti-inflamatória devido aos ácidos graxos e lignanas, o que reduz a inflamação nos órgãos causada por outras doenças.

Mais Sobre Este Assunto

Semente de Linhaça para Saúde

Diminui a depressão

Estudos mostram que pessoas depressivas têm ausência de ácidos importantes para o bem estar e a linhaça pode suprir a falta desses ácidos.

Outros benefícios:

  • Melhora a saúde óssea
  • Protege contra a radiação
  • Não contém glúten
  • Melhora o sistema imunológico

Como ingerir a linhaça

No mercado encontramos dois tipos de linhaça: marrom e dourada, que não possuem grande diferença entre si a não ser uma maior quantidade de ômega 3 -ácido graxo- presente na linhaça marrom.

Para o consumo, existem diversas versões que dão a oportunidade dos consumidores escolherem como comê-la.

Grão: É preciso mastigar bem a semente para absorver todos os nutrientes e fibras. Uma boa dica é comer com iogurte.

Óleo: Possui uma grande quantidade de ômega 3, porém não contém fibras. O maior cuidado que se deve ter é não consumi-lo quente, já que perderia seus nutrientes. Uma boa opção é usá-lo em saladas ou ainda em forma de cápsulas.

Farinha: Na forma de farinha, é possível aproveitar todas as propriedades da linhaça. Assim como óleo a farinha tem pouco prazo de validade, o ideal seria triturar a semente em casa e comê-la dentro de pouco tempo. Por ser uma farinha pode ser consumida em sucos, pães, vitaminas, frutas entre outros.

A quantidade ideal de consumo por dia é 1 a 2 colheres de sopa de linhaça, mas não exagere já que pode ter efeitos colaterais como constipação, náusea, dor no estômago e diarreia.

Seguem-se abaixo duas receitas com linhaça:

Receitas com linhaça

Suco Detox

Ingredientes:

  • Suco de 2 limões
  • 4 cenouras sem casca
  • 1 colher de linhaça moída

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes juntos e tome em jejum.

Biscoito de linhaça

Ingredientes:

  • 1 Kg de farinha de trigo
  • 3 ovos
  • 2 colheres de margarina
  • ½ copo de óleo
  • 1 xícara de açúcar mascavo
  • 1 colher de fermento
  • Raspas de limão
  • 2 colheres de linhaça moída

Modo de preparo:

Com todos os ingredientes em mãos, misture-os colocando farinha aos poucos até que a massa não grude nas mãos. Enrole uma pequena quantidade da massa e coloque em uma forma. Pré-aqueça o forno 10 minutos antes e asse em fogo baixo.

Precauções:

  • Beba bastante água
  • No caso de dúvidas procure seus médicos
  • Não é recomendado para mulheres grávidas e crianças menores de seis meses
  • Não consuma linhaça junto como outros medicamentos

 

Leave A Reply

Your email address will not be published.