Take a fresh look at your lifestyle.

Tratamento dentário: por que realizar?

0

Graças às novas tecnologias e os novos experimentos, a odontologia está em constante aprimoramento. Por isso, um bom consultório odontológico também está em evolução, investindo em técnicas avançadas, produtos inovadores e na educação continuada de seus profissionais.

Por esse motivo, os consultórios têm se dedicado cada vez mais para ser a preferência dos pacientes, disponibilizando novos tratamentos para aqueles que buscam melhorar a sua higiene bucal, seja por motivos de saúde ou de estética.

Por que investir?

Afinal, um sorriso bonito é de extrema importância para que as pessoas sintam-se confortáveis, mantenham a sua autoestima elevada e tenham uma boa qualidade de vida. Além disso, o bem-estar pessoal está diretamente ligado a saúde bucal, tanto por questões estéticas, como por melhorar a mastigação e a fala do indivíduo.

Sendo assim, esses são os principais motivos:

  • prevenção;
  • autoestima;
  • saúde.

Prevenção

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

A melhor forma de prevenir doenças bucais é manter o acompanhamento em um consultório odontológico, para que seja feita a avaliação e os tratamentos necessários. É importante lembrar que nenhum procedimento vale se o paciente não tiver hábitos de higienização bucal.

Isso seria o básico e o que sempre ouvimos: escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, após as refeições e utilizar o fio dental no mínimo uma vez, de preferência logo antes de dormir. 

Apesar de parecer tão simples, muitas pessoas ainda não têm o costume de realizar essa rotina diária ou muitas vezes o fazem da maneira incorreta. É possível, durante uma consulta ao consultório odontológico, pedir para que o dentista ensine a forma correta de realizar a escovação dos dentes.

Dessa forma, você garante o essencial da prevenção de doenças, deixando o restante nas mãos do dentista. O profissional deve ser visitado pelo menos uma vez a cada seis meses, quando não solicitado pelo mesmo uma maior frequência nas consultas.

Nessas consultas, ele consegue realizar tratamentos padrões de limpeza e restauração, podendo verificar se tudo está sendo feito da maneira certa, como também dar novas recomendações para melhorar o tratamento.

Autoestima

Atualmente, uma das principais razões para realizar tratamentos odontológicos é em busca do sorriso perfeito. Sabemos o quão importante é e como isso influencia diretamente na vida pessoal, social e profissional de uma pessoa.

Por essa razão, uma grande quantidade de tratamentos vêm surgindo com essa finalidade. São os clareamentos, as lentes de contato dental e as facetas de porcelana os procedimentos mais comuns.

Mais Sobre Este Assunto

Saúde

A saúde bucal está relacionado ao estado geral de todo o nosso organismo. Afinal, a boca está diretamente relacionada a questões como mastigação e fala. Qualquer dente faltando ou dores extremas pode influenciar negativamente nesses pontos.

Por esse motivo, ter uma boa higiene bucal significa também estar livre de dores, desconfortos e quaisquer alterações na boca e na face, desde infecções e ulcerações bucais a condições de câncer nas vias orais e na garganta.

Principais tratamentos

Esses são os principais procedimentos realizados no consultório odontológico, em busca de melhorias na boca para que os seus dias sejam mais tranquilos, sem dores e para que você tenha uma boa qualidade de vida.

A ortodontia é o mais conhecido deles, sendo a área específica para a colocação e a manutenção dos aparelhos ortodônticos. O seu objetivo é a correção dos dentes e dos ossos maxilares que estão posicionados de maneira inadequada.

Muito mais do que uma questão estética, dentes tortos correm o risco de ser mal higienizados por conta da posição, além de causar estresse aos músculos de mastigação, o que pode provocar dores de cabeça e síndrome da ATM.

Procure por um consultório odontológico especializado e um ortodontista, para que todos os diferentes tipos de aparelhos sejam explicados, como também a importância dele tanto para a sua dentição, como para sua saúde de forma geral.

É muito importante que a higiene bucal seja não apenas mantida, como também seja aprimorada no momento em que se colocar um aparelho ortodôntico, principalmente se for o fixo, pela manutenção mais complicada.

A periodontia é a especialidade que faz o tratamento do sistema de implantação e de suporte dos dentes. Considerando que a gengiva tem a importante função de fixar os dentes aos ossos dos maxilares e oferece o suporte necessário para ações simples como mastigar, morder e falar, torna-se óbvia a sua importância.

Por esse motivo, seus cuidados precisam ser adequados para não chegar em doenças como a gengivite e a periodontite. Considerando que uma é a evolução da outra, a primeira a mostrar os sinais é a gengivite. Sintomas como vermelhidão, inchaço na região e possíveis sangramentos são um grande indicativo de que é hora de procurar por um consultório odontológico.

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Caso não seja tratada, ocorre uma evolução natural para a doença periodontal, que consiste em problemas que atingem desde a gengiva até os ossos de sustentação. Nesse momento, a inflamação na gengiva atinge também as fibras e os ossos da boca, podendo inclusive causar a perda de um dente.

Já a endodontia é responsável pelo tratamento de canal. Os endodontistas são especialistas em toda a polpa dentária, como também no sistema de canais radiculares. 

O tratamento normalmente consiste na extração da polpa dentária, dentro do canal do dente. Esse tecido pode estar infeccionado, inflamado e até mesmo morto, dependendo da fase em que se encontra.

Por último, a implantodontia tem como especialidade a implantação na mandíbula e na maxila, com materiais destinados à suportação de próteses, tanto unitárias, totais, parciais ou removíveis.

Para isso, é importante que a gengiva esteja em perfeitas condições para receber o tratamento necessário. Dessa forma, é possível reconstruir uma parte do dente através do implante, que é instalado cirurgicamente dentro do osso da mandíbula ou do maxilar. 

Esses são os principais tratamentos odontológicos, mas principalmente por ser uma área em expansão, existem diversos outros. Por isso, o melhor é sempre garantir a sua ida ao consultório odontológico para que ele possa avaliar quais são os procedimentos necessários.

Leave A Reply

Your email address will not be published.