Take a fresh look at your lifestyle.

Saiba Tudo Sobre o Câncer de Tireóide

0

A tireoide é uma glândula que pertence ao sistema endocrinológico, localizado na parte inferior do pescoço, logo abaixo da proeminência laríngea, popularmente conhecida como “pomo de Adão” ou “gogó”. Sua principal função é gerar os hormônios T3 e T4, que são responsáveis pelo metabolismo das células. O câncer de tireoide é mais comum em mulheres e em pessoas de 25 a 65 anos.

1) Como diagnosticar o Câncer de Tireoide?

O câncer de tireoide apresenta-se como um nódulo endurecido na região anterior do pescoço, podendo gerar sintomas como dificuldade de deglutir e respirar e alterações da voz como a rouquidão.

Atualmente, muitos casos estão sendo diagnosticados em exames de rotina, o conhecido check-up. Nestes casos, a maioria dos pacientes não possuem sintomas porque muitas vezes o tumor é pequeno e somente é visto pelo exame de Ultrassonografia.

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Para investigação e diagnóstico, o exame de escolha é a punção aspirativa por agulha fina (PAAF), que é uma biópsia direcionada ao nódulo suspeito e, através dela, um aspirado de células é colhido e analisado por um cito-patologista.

2) Quais são os sintomas?

Os sintomas mais comuns:

  • Aparecimento de nódulo na região anterior do pescoço.
  • Aumento nas regiões laterais do pescoço devido acometimento dos linfonodos (chamados de “ínguas”).
  • Rouquidão ou outras alterações na voz.
  • Dificuldade para respirar.
  • Dificuldade para engolir.
  • Tosse com frequência, sem apresentação de gripe ou resfriado.
  • Nos casos de tumores pequenos que foram achados em exame de rotina, o mais frequente é não ter sintomas.

3) Quais são os tipos de Câncer de Tireoide?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), há quatro tipos de tumores na tireoide.

  • Carcinoma papilífero: É o mais comum, pode atingir qualquer pessoa, porém com mais frequência em pessoas de 30 a 50 anos de idade. Há tratamento e chance de cura.
  • Carcinoma folicular: É o segundo mais comum e também possui bom prognóstico quando detectado precocemente e tratado adequadamente.
  • Carcinoma medular: Este tumor é mais raro e mais agressivo do que os anteriores. Há o subtipo familiar que está fortemente relacionado à genética; portanto, membros de uma mesma família devem ser investigados.
  • Carcinoma anaplásico: É considerado um tumor muito raro e também, muito agressivo.

4) Existem tratamentos para o Câncer de Tireoide?

Mais Sobre Este Assunto

Saiba Tudo Sobre o Câncer de Tireóide

O tratamento varia de pessoa, o tipo do tumor e o estágio. Os principais tratamentos para as pessoas com câncer de tireoide dos tipos mais comuns (carcinoma papilífero e folicular) são cirurgia e iodoterapia.

O mais importante é que o médico responsável avalie cada caso e decida pelo melhor tratamento.

5) Quais são os fatores de risco?

O principal fator conhecido é a radiação. Há exemplos históricos como o acidente nuclear de Chernobyl que levou ao surgimento de diversos tumores relacionados à radiação, dentre eles os da tireoide. Portanto, indivíduos que trabalham próximos à radiação (técnicos de radiografia e dentistas, por exemplo) devem utilizar proteções adequadas como o colar cervical de chumbo.

Além disso, a história familiar com casos de tumores em familiares próximos é um dado importante a ser considerado. A alimentação com excesso de iodo (elemento essencial para a produção de hormônios da tireoide) também está sendo considerado como um fator causal por alguns estudos.

6) Como prevenir o Câncer de Tireoide?

  • Seguir uma alimentação equilibrada: Coma alimentos saudáveis e leves sem exageros. A alimentação adequada é favorável para diversos aspectos relacionados à saúde.
  • Praticar exercícios físicos: Pratique exercícios que ajudem a manter o peso e o corpo saudável.
  • Fazer check-up: Procure sempre um médico para avaliações de rotina e realize os exames solicitados.

7) Como fazer o auto-exame de tireóide

Siga o passo a passo em nosso infográfico para realizar um auto-exame em casa. Lembre-se que este é um teste que, definitivamente, não substitui a consulta de seu médico.

infográfico como fazer auto exame de tireóide

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Veja também este vídeo com Dr. Rogério, especialista em tireoide, que aborda o tema câncer de tireoide (7:13):

 

Fontes:

https://www.endocrino.org.br/entendendo-o-cancer-de-tireoide/

Leave A Reply

Your email address will not be published.