Take a fresh look at your lifestyle.

Tumor cerebral: Causas, Sintomas e Tratamentos

0

Os tumores cerebrais são os crescimentos anormais de células no crânio, que podem causar a compressão e lesão das células normais desta região. São classificados de acordo com a rapidez com que se desenvolvem.
Os tumores que podem crescer lentamente e que não se espalharem pelo corpo, são classificados como benignos, podem ser o glioma ou a meningioma. Quando malignos, crescem rapidamente e se espalham em um curto espaço de tempo, incorporando as células saudáveis que precisam de sangue e nutrientes para continuar vivas, o que causa, muitas vezes, o aparecimento de câncer no cérebro.

O Que Você Irá Encontrar Aqui

Tipos de tumor cerebral

O tipo do tumor cerebral pode ser primário ou secundário. O primário se desenvolve a partir do tecido do cérebro e o secundário a partir de outros tecidos do corpo que chegam à região cerebral. Segundo dados estatísticos do Instituto Nacional Americano de Câncer (NCI), o número de pessoas que desenvolvem o câncer de cérebro é de 22.850 pessoas por ano, número considerado baixo se comparado à outros tipos de câncer.
A maioria dos tumores do Sistema Nervoso Central (SNC) se inicia no cérebro, nervos cranianos e meninges. Os benignos são os mais comuns, que correspondem de 40% a 60% de todos os tumores primários, sendo mais presentes nos adultos. Já os malignos são extremamente raros. As chances de se desenvolver esse tipo de tumor é inferior à 1%.

Causas

dicavida álcool e cigarro tumor cerebral

A causa da aparição do tumor cerebral é desconhecida. Porém, alguns fatores favorecem o aparecimento da doença, como as toxinas ambientais, o HIV, infecções, incidência de radiação, cigarros e bebidas. A hereditariedade pode ser uma das causa do aparecimento da doença, porém os traços genéticos e as alterações do gene ainda não foram comprovados cientificamente.

Os sintomas são diversos

om o crescimento do tumor cerebral, algumas funções cerebrais costumam “falhar” e os sintomas, desse modo, podem ser rapidamente percebidos. O controle dos músculos e dos movimentos, a perda de memória são alguns dos sintomas mais perceptíveis quando se está com um tumor cerebral.
Além destes, outros sintomas são:

Mais Sobre Este Assunto

  • Fortes dores de cabeça
  • Náuseas
  • Fraqueza
  • Dificuldade na visão
  • A capacidade mental afetada
  • Alucinações
  • Mudanças repentinas de humor.
  • Formigamentos nos braços e nas pernas
  • Problemas de equilíbrio corporal.
  • Problemas de audição (se estiver próximo aos nervos cranianos).

Quais são os métodos de tratamento?

dicavida terapia tumor cerebral

Os tratamentos dependem da localização do tumor e do seu grau de avanço. Se o tumor é pequeno e está localizado em lugares menos sensíveis do cérebro, o risco é baixo e a cirurgia se torna viável.

Durante o processo cirúrgico o tumor pode ser retirado parcialmente ou totalmente. A cirurgia pode ser feita através da craniotomia, em que se retira uma parte do crânio para depois recolocá-lo, ou pode ser feito pela craniectomia, em que a parte do crânio não é realocada.

A quimioterapia é usada como tratamento para o câncer de cérebro, porém possui algumas particularidades, já que os medicamentos usados no tratamento devem atravessar a barreira hamatoencefálica que protege o sistema nervoso. Esses medicamentos podem ser usados junto com a radioterapia e junto a algum processo cirúrgico.

A radioterapia também é usada para eliminar as células cancerígenas, inserindo a radiação muito próxima ao tumor, diferentemente da braquiterapia, em que a radiação é colocada dentro do tumor.

 

Fontes:

https://www.medicinenet.com/brain_cancer/article.htm

Leave A Reply

Your email address will not be published.