Take a fresh look at your lifestyle.

Vitamina K

0

A vitamina K é extremamente importante para o nosso organismo, sua denominação vem da palavra alemã “koagulation.” Ela desempenha um papel fundamental na coagulação sanguínea, sem essa vitamina nosso sangue não se coagula. Também tem um importante papel na mineralização óssea.

Veja agora os benefícios que essa vitamina K traz para o organismo

Coagulação do Sangue

Possui um aminoácido que faz com que uma ferida aberta coagule, pare de sangrar e, com isso, evita um excesso de sangramento, essa vitamina também contribui para melhor cicatrização. A deficiência dela causa sangramento nasal, sangramento menstrual intenso, fácil nódoas negras, hemorragias e anemia.

Saúde Óssea

A Vitamina evita a desmineralização óssea no organismo, ajuda na fixação do cálcio nos ossos. O cálcio ajuda na construção e manutenção da estrutura dos ossos e dentes por isso é importante a ação de ambos no organismo.

Boa para prematuros

Crianças que nascem antes do tempo podem apresentar diversos problemas, entre eles a hemorragia espontânea, a vitamina K ajuda muito com esse problema visto que seu papel mais importante é a coagulação.

Alivia os sintomas comuns na gravidez

Alguns dos sintomas mais comuns na gravidez são náuseas e vômitos e muitas vezes podem estar associados à deficiência de vitamina K, uma dose adequada ajuda a controlar esse mal estar.

Anti-inflamatórios

O consumo de alimentos com alto índice de vitamina K faz com que seja reduzida a libertação da glicoproteína de interleucina-6,  um importante fator para as inflamações no interior do organismo.

Alivia dores menstruais

Por ser uma grande aliada para o sangue a vitamina K ajuda também a regularizar a menstruação e ajuda no bom funcionamento dos hormônios,  tornando-se amigo das mulheres durante o período menstrual.

Controle do açúcar no sangue

No pâncreas, é produzido a insulina do corpo, ela é muito importante, pois reduz a taxa de glicose no sangue e é no pâncreas também que se encontra o segundo mais alto teor de vitamina K no corpo, o pâncreas precisa da vitamina para trabalhar bem e se isso não ocorre pode causar doenças como a Diabetes.

Função antioxidante

Apesar de ainda não ter sido demonstrado que a vitamina K é antioxidante, ela é responsável por proteger as células do stress oxidativo.

Aumenta o funcionamento cerebral

Para manter uma adequada função cerebral e nervosa, é necessário que a bainha de mielina que envolve os nervos se forme adequadamente e a vitamina K é conhecida como sendo essencial para essa síntese.

Bom funcionamento do organismo em geral

A Vitamina K proporciona um equilíbrio total do nosso organismo, regula os sais minerais, antioxidantes, neuro-nutrientes, enzimas, vitaminas, aminoácidos, bioflavonóides e outros ingredientes fundamentais para a saúde. Aumenta o fluxo de urina e ajuda a melhorar o funcionamento do fígado.

Alimentos que contêm vitamina K

Webp.net-compress-image (1)

São recomendadas apenas 50 gramas de dose diária de vitamina K:

  • Oleaginosas
  • Abacate
  • Ovo
  • Fígado.
  • óleos vegetais e azeite
  • Brócolis
  • Couve-flor
  • Agrião
  • Rúcula
  • Repolho
  • Nabo
  • Alface

Veja também este vídeo sobre a Vitamina K (3:57):

Leave A Reply

Your email address will not be published.